ERP Innovation Technology Uncategorized

Avanço da tecnologia: História do ERP

O ERP é uma ferramenta de Gestão que integra todos os setores da empresa. Com o software, é possível automatizar os processos e conseguir dados precisos. Dessa forma, é possível melhorar tomada de decisão. Mas no post de hoje vamos voltar um pouco ao passado, uma época em que as empresas estavam começando a investir em tecnologia.

Surge o MRP

Nas décadas de 50 e 60, surgiram os primeiros computadores: Mainframe. Esta tecnologia era usada apenas por universidades, agências governamentais e grandes empresas, e ocupava um espaço gigantesco. Com o passar dos anos, outra ferramenta importante foi criada: MRP (Material Requirements Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais). O software planejava a produção, prazo e estoque, organizando, de maneira eficiente, todos os processos.

A primeira empresa a utilizar o MRP foi a Black & Decker em 1964, ou seja, há 55 anos atrás as empresas já buscavam um software de gestão empresarial. Ao longo dos anos, o número foi aumentando consideravelmente, em 1975 cerca de 700 empresas utilizavam o MRP e apenas 6 anos depois o crescimento foi absurdo: 8000 empresas.

Surge o MRPII

Apesar do crescimento, o MRP não supriu todas as necessidades. Pouco tempo depois foi criado o MRP II, que introduziu outros recursos, complementando o outro software. Com isso, foi possível centralizar e integrar as informações para facilitar as análises e decisões nas linhas de produção, aumentando a eficiência.  

Contudo, como já mencionado anteriormente, esses softwares eram usados apenas por grandes empresas. Porém, isso mudou com a criação do ERP. No começo da década de 90, o Grupo Gartner incorporou o MRP II, o setor financeiro, o de recursos humanos e o de vendas num único sistema. Com a economia de softwares, pequenas e médias passaram a contar com os benefícios que as grandes empresas tinham, aumentando suas chances de crescimento.

Agora vamos voltar ao presente e pensar no futuro do seu negócio. Para isso, você tem que contar com uma ferramenta que centraliza todas as informações em um sistema integrado. Além disso, é automatizado com todos os setores da empresa. Use a tecnologia a seu favor. Conheça a nosso Trade Solution, software completo de ERP, e agilize o processo e reduza custos, afinal tempo é dinheiro.

Sobre o Autor

atimosoftware

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar